12/02/2008

Federico Garcia Lorca


Garcia Lorca foi o maior poeta andaluz de todos os tempos. Atraves dos seus célebres livros, ele demonstrou a arte do flamenco e a poesia dos povos andaluzes de forma lirica e poética. Lorca nasceu em Fuentevaqueros (Granada) em 5 de junho de 1898 e morre em agosto de 1936, vitima da Guerra Civil Espanhola que se envolveu intimamente.
Em 1928, publicou o "Romancero Gitano" contendo 18 poemas que horam as suas origens sul-hispanicas.

SUAS OBRAS

2.1 - Poemas

Libro de Poemas

Poema del Cante Jondo

Primeras Canciones

Canciones

Romancero Gitano

Poeta en Nueva York

Llanto por Ignacio Sánches Mejías

Seis Poemas Galegos

Divan del Tamarit

Poemas Sueltos

2.2 - Dramaturgia

Mariana Pineda

La Zapatera Prodigiosa

Bodas de Sangre

Yerma

La Casa de Bernarda Alba


Não deixem de ler, devorar e degustar o grande poeta Lorca e toda sua coleção que homenageia entre outras coisas os pueblos gitanos e andaluzes.

Se as minhas mãos pudessem desfolhar

Eu pronuncio teu nome
nas noites escuras,
quando vêm os astros
beber na lua
e dormem nas ramagens
das frondes ocultas.
E eu me sinto oco
de paixão e de música.
Louco relógio que canta
mortas horas antigas.

Eu pronuncio teu nome,
nesta noite escura,
e teu nome me soa
mais distante que nunca.
Mais distante que todas as estrelas
e mais dolente que a mansa chuva.

Amar-te-ei como então
alguma vez? Que culpa
tem meu coração?
Se a névoa se esfuma,
que outra paixão me espera?
Será tranqüila e pura?
Se meus dedos pudessem
desfolhar a lua!!



O poeta pede a seu amor que lhe escreva

Amor de minhas entranhas, morte viva,
em vão espero tua palavra escrita
e penso, com a flor que se murcha,
que se vivo sem mim quero perder-te.
O ar é imortal. A pedra inerte
nem conhece a sombra nem a evita.
Coração interior não necessita
o mel gelado que a lua verte.

Porém eu te sofri. Rasguei-me as veias,
tigre e pomba, sobre tua cintura
em duelo de mordiscos e açucenas.
Enche, pois, de palavras minha loucura
ou deixa-me viver em minha serena
noite da alma para sempre escura.



Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda quero estudar Lorcaa com mais cuidado...porque pra se entender sobre esse poeta e necessario muita leitura e estudo...Viva el romancero gitano..O MAIOR POETA FLAMENCO DE TODOS OS TEMPOS..OLÉ...besos flamenca Luciana